04 jul

Catedral de Colônia

A Catedral de Colônia, em alemão Kölner Dom, teve seu ponto de partida em 1248 pelo Arcebispo Konrad Von Hochstaden.  Foi projetada para ser a igreja mais majestosa e elegante, tudo isso para abrigar o tesouro dos três reis magos. Levados para Colônia de Milão pelo imperador Barba Roxa. Transformando a igreja em um grande centro de peregrinação para a época.

A Catedral acabou chamando mais a atenção do que as relíquias dos reis magos. Por isso hoje é o monumento mais visitado da Alemanha. Mas enga-se quem acha que a Catedral foi construída do dia para a noite. Na verdade, sua construção foi iniciada em 1248 e após alguns anos, mas precisamente em 1530 foi interrompida por falta de dinheiro. Foi então, somente em 1842, que a se deu continuidade à construção sendo finalizada em 1880. Levando exatamente 632 anos para ser construída.

Considerada a terceira Catedral mais alta do mundo com torres de 157 metros de altura. Possui 6.900 m² de área, divididas em cinco naves (É como são chamados os cômodos da Catedral) sendo as duas principais em formato de cruz e mais outras sete capelas. Já em seu interior são mais de 10 mil metros quadrados de vitrais que retratam as histórias do velho testamento.

Porém, a relíquia que mais chama a atenção dentro da Catedral é a grande urna dos três reis magos, situada atrás do altar. Construído em 1190, é constituído de figuras em dourado, pedras preciosas, colunas e arcos. Restaurado por diversas vezes antes de ser trazido para a Catedral de Colônia onde esbanja sua beleza e história. A Catedral sofreu muito com a segunda guerra mundial sendo atingida por 14 bombas. E mesmo assim se reergueu acendendo a chama da esperança para a população da cidade.

Uma curiosidade dos tempos modernos é que ela necessita de constantes reparos isso porque o arenito utilizado na sua construção é muito sensível às variações meteorológicas, chuva, sol, vento e até mesmo o excremento dos pássaros fazem mal a catedral. Sendo assim, é necessária a restauração constante da parte exterior da Catedral. O que torna a sua manutenção uma das mais caras, cerca de 10 milhões de euros por ano.

E tanto esplendor e beleza não poderiam passar despercebidos, a Catedral declarada pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade em 1996.

Publicações relacionadas

Garmisch-Partenkirchen

Garmisch-Partenkirchen é um município da Alemanha localizado na Região Administrativa de Baviera. Conhecida por ser uma das cidades polos de esportes de inverno por ser rodeada pelos Alpes. Alias a cidade foi sede dos jogos olímpicos de inverno de 1936. E sua beleza não vem somente dos belos Alpes que a cercam é sim por […]

Bamberg

Hoje vamos falar sobre uma bela cidade alemã no estado da Baviera. Bamberg é uma cidade independente, ou seja, possui estatuto de distrito. Assim como muitos locais da Alemanha a cidade é muito conhecida por possuir uma forte cultura ligada a cerveja. Mas ela vai muito mais além da cerveja e tenho certeza que vai […]

Tréveris A cidade mais antiga da Alemanha

Tréveris, também conhecida como Trier é a cidade mais antiga da Alemanha e fica situada no estado da Renânia-Palatinado uma cidade independente. Um destino pouco conhecido pelos turistas, mas muito amado por quem o visita. Isso porque Trier não possui somente atrações, também têm muita história. Fundada pelo Imperador romano Augusto no século I a.C. […]